Facebook
Twitter
Youtube

» Blog

vMOTION: A Verdadeira Disruptura

18/08/2016

Fonte: virtualizationpractice.com

Quando penso sobre a jornada do físico para o virtual, a nuvem, os containers, há uma tecnologia que se destaca - uma que mudou fundamentalmente a nossa mentalidade alem dos recursos estáticos e causou uma mudança séria na forma como licenciar, manter seguro e até mesmo pensar em tecnologia. Para mim, essa mudança começou a primeira vez que vi o vMotion em ação (vMotion move uma máquina virtual de um host para outro sem ter que desligar a máquina virtual ou parar a aplicação em execução, sem causar um desastre). Este exemplo mudou minha visão do mundo da computação de um em que os recursos são estáticos para outro em que ele é verdadeiramente virtual e onde a infra-estrutura subjacente de muitas maneiras simplesmente não importa. Esta tecnologia abriu o caminho para o futuro da computação.


Muitos de nós foram surpreendidos e começou a mover VMs a partir de um host para outro por diversão, mostrando a tecnologia para amigos e até mesmo a família. Agora, muitos anos depois, nós ainda falamos sobre esta tecnologia. É em muitos aspectos, a coisa mais perturbadora que aconteceu na computação desde o advento do transistor. Ele mudou a computação mais do que qualquer outra tecnologia, e isso não mudou somente a computação, mas como pensamos sobre computação. Ele mudou as pessoas, os processos, e como pensamos sobre a tecnologia.


Muitos ainda são tão fascinado com vMotion hoje como estávamos quando foi demonstrado pela primeira vez. Muitos viram o potencial imediatamente:
• Não ha mais atualizações após o horario.
• Melhor equilíbrio trabalho-vida.
• Não há necessidade de desligar as principais aplicações.

A lista continua. Sim, esta tecnologia mostrou-nos como pensar em nuvem antes da nuvem ser importante para muitos. Ele mudou a forma como fazemos negócios de forma que ainda estamos tentando entender. vMotion mudou a forma como pensamos sobre:
• Licenciamento e como licenciar
• Apoio e a necessidade de qualquer coisa física
• Containerss: uma máquina virtual não passava de um container móvel de computação, memória, rede e armazenamento
• Automação e orquestração
• O controle das alterações
• Segurança
• Pessoas e processos

O vMotion, mais que a virtualização, pavimentou o caminho para onde estamos hoje e para onde iremos no futuro. Ele mudou a forma como vemos o mundo da computação. vMotion cimentou o fato de que as máquinas virtuais são nada mais do que containers, embora recipientes pesados. Isso levou as pessoas a fazer embalagens mais leves com apenas a aplicação, tais como virtualização de aplicativos e containers tipo o Docker.


Muitas tecnologias de contêineres estão lá para permitir a mobilidade app de verdade, comparando as suas capacidades com o vMotion.
Sem vMotion, ainda estaríamos tentando ligar periféricos por saídas nas máquinas virtuais.


Logo no início de virtualização, nós tratamos máquinas virtuais como máquinas físicas. Nós gostavamos de acrescentar placas SCSI nas máquinas virtuais, alem de porta paralela e serial e dispositivos USB. Após o vMotion, esta prática parou, e o periférico de rede tornou-se a norma. Se um periférico é necessária dentro da máquina virtual, encontramos maneiras na rede para que isso aconteça em relação aos métodos de conexão direta. Mesmo os métodos de conexão direta permitem vMotion, tais como rede SR-IOV.
vMotion também mudou a forma como olhamos para hardware. Nós já não temos sistemas diferentes em um cluster. Mantemos os mesmos sistemas com as mesmas características, componentes e configuração.


vMotion tem nos ajudado a combater a flutuação de configuração, o que contribui com a segurança, disponibilidade e suporte. Ele nos permitiu fazer mais com o nosso tempo durante o dia. Já não temos de esperar até o final do dia para fazer coisas que corregem os problemas durante o dia. De muitas maneiras, vMotion permitiu que as empresas sejam "sempre ligadas." A introdução do Storage VMotion (que permite a movimentação de máquinas virtuais em execução entre dispositivos de armazenamento) não teve um impacto tão grande quanto o própria vMotion.


Com ambas as tecnologias, é possível não só atualizar sistemas de computação, sem tempo de inatividade, mas também para mudar matrizes completas de infra sem tempo de inatividade. Eles tornaram-se parte de muitos planos de tecnologia. Lá no Blue Gears Blog , o vSphere Upgrade Saga documentou-se todos os casos em que vMotion tem ajudado a manter um sistema atualizado em hardware e software, do VMware ESXi 2.0 ao vSphere 6.0.


Agora podemos usar o vMotion entre centros de dados e até mesmo entre nuvens baseadas em vSphere.
As tecnologias de Containers está tentando alcançar o mesmo nível de disrupção dentro de um ecossistema que as empresas sempre falaram sobre o vMotion para dados e vm's. Eu o comparo isso a pastorear o gado em vez de apenas atirar neles e começar de novo. Ambos são possíveis, e ambos têm o seu lugar. No entanto, não estamos lá ainda com containers ou aplicações. Para os contaneirs funcioanrem, uma mudança fundamental no pensamento é exigido pelos desenvolvedores.


Já fizemos a mudança fundamental para pensar que tudo é um recipiente, graças ao vMotion.


Novidades

Cadastre-se na Newsletter Brasp

Localização

Matriz - Av. Fernando Ferrari, 1080, SL502, Mata da Praia
Vitória - ES / CEP:29066-380
Filiais - Rio de Janeiro | São Paulo | Campinas | Ribeirão Preto | Bauru | São José do Rio Preto | Piracicaba | Uberlândia
Brasp nas redes sociais
4007-2707 (Toll Free)
ou 27 2122-2700
Brasp
Facebook
Twitter
Youtube
Brasp © 2017 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento e Hospedagem

Brasp © 2017 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento e Hospedagem