Fundado em 1930 era inicialmente chamado de Hospital-escola para o treinamento das irmãs da comunidade São Vicente de Paulo que seguiam a vocação para a área de enfermagem. Mesmo passando por algumas dificuldades em meados da década de 60, foi reativado em 1968 quando ganhou o nome de Hospital São Vicente de Paulo (HSVP). Atualmente conta com 125 Leitos de Internação, sendo 28 de UTI, oferecendo serviços para várias especialidades e todos os tipos de serviços de diagnóstico e terapia (Imagem e Laboratório) contando ainda com duas certificações de Qualidade a JCI (International Joint Commission) e a ISO. Com cerca de 1100 colaboradores capacitados, o Hospital São Vicente de Paulo atua no Rio e Grande Rio de Janeiro.
De acordo com o gerente de TI, André Mallmann “O HSVP mantém relacionamento de 10 anos junto com a Dell, que se iniciou em 2005, com a primeira aquisição de servidores físicos. Em 2010 passou por uma modernização, com a aquisição da solução de Storage EMC Oracle Rac. Já em 2012 implementou o projeto de modernização e atualização do ambiente junto a Brasp, incluindo a montagem de um site Backup. Por último, ainda com a Brasp, foi feito o projeto de upgrade de tecnologia com a linha force 10 e Storage Equalogic, este projeto em fase de finalização.”
Anteriormente o ambiente de TI contava com aproximadamente 19 servidores físicos e 02 Storages EMC, que acabou gerando um ambiente complexo de se administrar (Backup, Garantia, MTBF, etc) além de resultar no alto consumo de energia e espaço físico.
Com o projeto de consolidação para um ambiente virtualizado, que está sendo implementado, é esperada a redução da complexidade do ambiente, do consumo e otimização da modernização do Datacenter para suprir as novas demandas internas de serviços do HSVP.
“A Dell ofertou a solução mais completa com o melhor custo benefício e segurança na execução dos serviços junto a Brasp. O time da Brasp possui grande comprometimento e conhecimento técnico, que foi de extrema importância para a condução do projeto e sua execução.” Ressalta André.
Produtos e serviços adquiridos
- 05 Servidores PowerEdge R720 com Oracle 11 RAC;
- 03 Servidores PowerEdge R720 para Solução VMware;
- 01 Storage EqualLogic
- 04 Switches Force10 S4810 para o novo core;
- Serviço de atualização de alguns servidores
- Serviços de instalação de Servidores, Storage, Switch, Rack e componentes;
- Serviços de instalação de software de Virtualização VMware;
- Serviços de instalação de software de segurança de dados Symantec;
- Transferência de conhecimento dos produtos pelo modelo de serviços Hand´s On;
- Serviço de implementação de site principal e secundário, com replicação de dados e possibilidade de fail over entre os sites.
Implementação
O processo de implementação da solução foi planejado em conjunto pela equipe do HSVP e da Brasp, sem traumas ou interrupções.
Hoje o ambiente no site principal do Hospital possui 8 servidores físicos e 01 Storage EqualLogic com 44 servidores virtualizados. Os benefícios gerados foram: crescimento dos serviços de TI, melhoria substancial da performance, redução do consumo de energia e do espaço físico, aumento da segurança dos dados e aumento na imunidade aos problemas físicos de hardware e infraestrutura.
Como resultado, os processos operacionais foram otimizados possibilitando a excelente execução das rotinas de Backup, recuperação de Servidores e a flexibilidade de crescimento permitindo assim que o HSVP possa atender facilmente aos projetos e demandas futuras, deixando a disposição as imagens de Servidores virtuais que em minutos disponibilizam uma nova infraestrutura, ganhando em tempo e redução imediata nos investimentos de infraestrutura pela necessidade de alocar recursos para um novo projeto.
Com um feedback positivo da equipe de TI, pôde-se observar a melhoria do tempo de resposta em relação ao atendimento das necessidades dos Clientes além da redução de custo de energia, de peças para os Servidores físicos e redução de custo no investimento em climatização.
“Todo o projeto se realizou com segurança, transparência e suporte total pós venda tanto na Dell como no canal Dell Premier Brasp que se mostrou um importante parceiro, com profissionais responsáveis e técnicos capacitados que, com certeza, proporcionaram o sucesso do projeto.”
- André Mallmann, gerente de TI.