Como nas mídias sociais, em que as conversas são uma via de mão de dupla, nas organizações é importante abrir canais de comunicação entre empresários e colaboradores, de forma a colher opiniões, nem sempre positivas, e transformá-las em
oportunidades de inovação.
Um dos aspectos mais valiosos das mídias sociais é o
feedback instantâneo. O Yammer, plataforma em formato de microblog corporativo, é uma forma de acompanhar toda a movimentação de conversas entre colaboradores de uma empresa e de, muitas vezes, o líder entrar na conversa e dar a sua opinião ou direcionamento sobre determinado assunto.
O uso do Yammer na HP é um bom exemplo. A empresa permitiu criação de grupos de interesses e encurtou a comunicação entre seus empregados, diminuindo muito o volume de e-mails internos. Por meio do Yammer os funcionários puderam passar a seguir os colaboradores e líderes que lhes interessam e saber rapidamente o que estão pensando.
Outro, é a criação de conteúdos ‘compartilháveis’.
A partir do momento em que o líder compartilha documentos com sua equipe, com possibilidade dos colaboradores editá-los, inclusive, através do uso de ferramentas como o Google Docs, ele não só demonstra confiança na equipe, como passa a ter melhores condições de perceber o quanto os profissionais da equipe sabem se auto administrar e o quanto são auto gerenciáveis.
Em geral, a confiança se estabelece quando as pessoas cumprem o que prometem e é aí que vai se moldando o que chamamos de capital social na Internet. Portanto se você se comprometeu com algo é bom cumprir, pois com as Mídias Sociais não será um grupo pequeno de pessoas que ficará sabendo da sua irresponsabilidade. E não tardará para que você entenda o alto custo de ser mal vistos nas plataformas digitais.
Logicamente, deve haver um tutorial de conduta digital para evitar que informações consideradas confidenciais vazem para terceiros ou concorrentes, seja via e-mail ou qualquer plataforma social.
Compartilhar é preciso, tanto na esfera pessoal quanto na corporativa.
“Chama-se de “imperativo da visibilidade” esta necessidade de exposição pessoal, de compartilhamento público de questões antes limitadas à esfera privada. Hoje é preciso ser visto para existir no ciberespaço”. (Sibila 2003)
FONTE: IDGNOW #HASHTAG