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8 Razões onde PMEs falham no backup de dados

31/10/2011
Categoria: Armazenamento
A maioria das PME’s não tem plano para backup e recuperação de dados. Kevin Casey da InformationWeek EUA listou as desculpas mais comuns. “Existem muitas pesquisas a respeito deste assunto, como a conduzida pela Symantec, que revelou que 57% das empresas de pequeno e médio porte (PMEs) não possuem plano para o caso de perda de dados. Existem muitas companhias nesta situação, como comprovou outro estudo, dessa vez, realizado pela Carbonite, em julho, onde apontou que metade das empresas de porte pequeno sofreu perda de dados irrecuperáveis. “Pequenas empresas, em especial, são muito ocupadas, muitas coisas acontecem ao mesmo tempo, e, backup é apenas mais uma na qual os empresários não querem pensar”, disse Mike Evangelist, chefe de marketing na Code 42 Software. Segue abaixo as desculpas mais comuns pela falha no backup de dados – e as razões pelo qual esta questão é deixada de lado.” 1. É muito caro: Custos é sempre a primeira desculpa das pequenas companhias que precisam extrair um pouco mais de cada real gasto. Mas, caso você experimente um desastre de TI incapacitante, a dor será muito pior se você não conseguir recuperar os dados para voltar a trabalhar rapidamente. É verdade que, se você estiver lidando com grandes bases de dados, então o custo com backup e armazenamento pode ser pesado. Mas para quantidades gerenciáveis (pense em gigabytes, não em terabytes ou mais), um orçamento apertado não tem que ser um fardo. Alguns fornecedores de cloud também oferecem planos de dados ilimitados para grandes necessidades. 2. Isso nunca vai acontecer comigo: Considere o artigo da fé cega: você não precisa operar no caminho dos furacões ou outro desastre natural para que a perda de dados ocorra. Perda ou roubo de computadores, fogo, enchente ou falhas de tecnologias antigas podem acontecer e acontecem – isso sem mencionar a lista completa de perigos potenciais. 3. Eu simplesmente esqueci Donos de PMEs e seus profissionais costumam ser ocupados, na maioria das vezes desempenhando múltiplas tarefas para ajudar a companhia crescer. Se a sua lista do que fazer corre – ou se é esquecido – fazer o backup dos seus dados é uma tarefa fácil de deixar de lado. Mas isso não é uma boa desculpa, particularmente com o número de produtos que oferecem soluções automáticas, de backup continuo e sincronizado. Se você tem protelado esta questão, a automação é um recurso que você deve ter. 4. Deixa meu computador mais lento Segundo Evangelist, muitas clientes em potencial não tem um plano de acidente para consumidores, e esta reserva está enraizada na questão real: alguns anti-vírus antigos e softwares de backup são arrastados para dentro do sistema do usuário final, causando transtornos que os levam a desistir do software. Isto criou um problema na imagem dos programas de backup e plataformas relacionadas. “Como resultado disso, pessoas estão desabilitando esta ferramenta”, disse Evangelist. “Eles precisam que seus computadores sejam rápidos”. Bons softwares da atualidade não causam problemas de desempenho. Se você está preocupado com os usuários finais, procure por um sistema que atue de forma silenciosa, nos bastidores. Usuários poderosos devem procurar por plataformas que permitam ajustar detalhes e especificações sobre como e quando o recurso do sistema está sendo usado durante o processo de backup e sincronização. 5. Eu não quero minhas informações na nuvem Algumas das PMEs simplesmente não confiam na nuvem para backups e outras aplicações – sentem-se mais confortáveis mantendo os dados em casa. Outros, nem tanto. Isso pode ser uma prerrogativa, mas não uma desculpa. Você precisa manter pelo menos uma cópia dos dados em um local diferente dos da infraestrutura. Ou então, não estará bem protegido. 6. Não tenho departamento de TI Muitas plataformas de backups online requerem pouco know-how técnico, por isso, enquanto você não tiver um plano mental de aplicações com base na web, a falta de recursos de TI não é um obstáculo. Alguns dispositivos físicos, como armazenamento anexado à rede, se torna um pouco mais complexo. Mas mesmo frente a isso, fornecedores como a Drobo fazem uso significativo na esperança de apelar para PMEs. 7. Está no meu pen drive Pen drives são baratos, portáteis e fáceis de usar – mas eu não confiaria neles como primeira opção de backup. É melhor do que nada, mas mesmo se você seja diligente ao copiar arquivos é simplesmente muito arriscado confiar como se fosse sua apólice de seguros. Evangelist notou, entretanto, o maior problema com pen drives: “Eles normalmente estão no mesmo lugar que o computador”, disse. O mesmo princípio vale para outras mídias, como DVDs graváveis: se está na mesa do funcionário ou no seu laptop, então não é um bom plano de backup. 8. Eu apenas vou usar o serviço de recuperação de dados Existe uma série de empresas lá fora, que detectam falha no disco rígido e tentam recuperar os dados. Esses serviços podem até funcionar, mas estão longe de serem seguros – Não existe garantia de que podem recuperar suas informações. E levam tempo. Sem mencionar que o serviço de recuperação de dados não pode ajudar em casos de roubos ou perda total. “Serve mais como último recurso”, concluiu. Fonte: Information Week

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