IBM Storwize 7000 é focado em pequenas e médias empresas, enquanto o DS 8800 é para mercado high-end
A IBM lançou nesta quinta-feira (07/10), mundialmente, duas soluções de storage. A companhia garante que já tem o produto disponível no Brasil por meio de todos os seus distribuidores: Avnet, Ação, Ingram Micro, Officer, Tech Data, Aldo e Alcateia.”Todo integrador de sistemas ou de hardware tem agora uma opção da IBM para todos os tipos de empresas clientes”, aponta Estela Bernardes, executiva de estratégia de canais e alianças da IBM. A ideia é disponibilizar mais uma solução que pode compor a oferta da revenda ao seu cliente final. Assim, a companhia se abastece de mais uma arma na competição com EMC, Dell, Hitachi, HP, entre outros, que, como a Big Blue, estão de olho no mercado de pequenas e médias empresas.“Entre os diferenciais destes lançamentos está o fato de ser um produto bastante flexível que conversa com todas as plataformas, inclusive de concorrentes”, aponta Edgar Santos, executivo de storage da IBM.Para o mercado das grandes empresas, a companhia anuncia o novo modelo da família DS8000: o IBM System Storage DS8800. De acordo Santos, o desempenho do novo produto pode ser até 40% superior ao seu antecessor. O novo DS8800 traz os processadores Power 6, conectividade de 8Gb/s e maior quantidade de discos no mesmo espaço físico. “Isso permite até 90% de capacidade adicional no mesmo gabinete”, conta Santos.
Já para o mercado de pequenas e médias empresas, a companhia lança o Storwize V7000, que deve ser comercializado a partir de US$ 15 mil. A nova tecnologia, segundo a empresa, é capaz de reduzir em até 50% o custo total de propriedade e aumentar a utilização de disco em até 30%. O Storwize V7000 reúne funcionalidades antes disponíveis apenas em sistemas high-end da IBM, como a virtualização da infraestrutura de storage e interface gráfica interativa.
“Vamos estimular que nossos parceiros tenham equipamento de demonstração para provas de conceito e testes, a ideia é que estes equipamentos tenham um preço bem atrativo para a revenda”, explica Ricardo Miyaki, gerente de produtos e de estratégia de storage da IBM. De acordo com Santos, a rota principal para a comercialização das novas soluções acontecerá pelo canal. Contudo, a IBM também poderá se encarregar da prestação de serviço para o cliente final.
De acordo com os executivos da IBM, toda a nova linha se enquadra nos benefícios do programa de canal da empresa, com direito a financiamento e verba compartilhada de marketing. E, embora no site do IBM PartnerWorld 2010, tenha recursos que aparecem descritos em português, mas não disponíveis aos canais latino-americanos, Estela Bernardes afirma que esses benefícios são sim acessíveis às revendas brasileiras.
A IBM completa 60 anos no mercado de storage. E, nos últimos anos, tem investido na aquisição de outras empresas para complementar a oferta no segmento. Em 2008, adquiriu a XIV, voltada para armazenamento de ambientes SAN (storage area network); e a Diligent Technologies; agora, em 2010, a companhia comprou a Storwise, por conta de sua tecnologia de compressão de dados.
FONTE:
www.itweb.com.br