Os papeis são apenas indicativos de que o profissional está apto a desenvolver as funções específicas.
A certificação no mercado de TI é vista atualmente como um grande requisito na busca para a empregabilidade de profissionais especializados no setor. Porém, por que muitos deles, devidamente certificados, não conseguem a posição hierárquica desejada nas empresas?
Esses papeis são apenas um indicativo de que o profissional está apto a desenvolver as funções específicas. O que garante, ao menos, um domínio inicial sobre determinada ferramenta, mas não é a prova real de excelência no assunto.
Sabe-se que o déficit de profissionais na área de tecnologia é notório e tende a se agravar nos próximos anos. A teoria e metodologia aplicadas para a aprovação em testes de certificações são fundamentais, mas é indispensável o valor da experiência prática. A soma dessas duas frentes é que realmente faz a diferença.
Uma grande parcela de profissionais deveria começar a perceber que somente as especializações adquiridas nos cursos de certificação não garantem o sucesso e a conquista de altos cargos, como gerente de projetos, PMOs, entre outros. A diferença está na experiência adquirida ao longo do tempo para lidar com problemas que nem sempre são discutidos durante o curso.
Outro fator de garantia de êxito na carreira consiste em saber trabalhar em equipe e identificar as necessidades do negócio.
Dessa forma, executivos com histórico de qualificação de alto nível, muitas vezes com certificações reconhecidas pelo mercado, mostram-se carentes no desenvolvimento de competências focadas no elemento humano, sem dúvida, o principal componente de sucesso para projetos de qualquer natureza.
*André Assef é diretor comercial da Desix, empresa especializada em recrutamento, seleção e retenção de profissionais de Tecnologia da Informação.
FONTE:
www.ipnews.com.br