Você sabe para que serve um departamento de TI?
Uma situação muito comum nas empresas é a dificuldade dos empresários de entender para que serve um departamento de TI. Na maioria das vezes, seus gestores são mais conhecidos como “os caras do CPD”, que resolvem o problema quando o computador resolve “dar pane”.
Mas a atualidade já mostra que o departamento de TI é muito mais importante do que se imagina, e está diretamente ligado à lucratividade da empresa. É no setor de TI que se encontram as partes vitais da empresa: os servidores, sistemas que controlam venda, estoque, banco de dados, e-mails, entre diversos outros processos comuns no dia a dia da empresa.
“Se um servidor vital para de funcionar, a empresa também para e é prejuízo na certa. Por isso, hoje as empresas dependem da TI para sobreviver. Investir em equipamentos modernos, em novos projetos e no gerenciamento especializado do ambiente é garantir o sucesso do negócio”, explica o sócio-diretor da Brasp, Jairo Zucolotto.
A importância do Backup
Já imaginou o que pode acontecer se você perder todo o banco de dados da sua empresa? Contatos de clientes, fornecedores, planilhas, relatórios… Perde-se tudo! As consequências são comprovadas por estudos: eles revelaram que 98% das empresas que perdem seus dados morrem em até três anos.
Daí a importância de contar com uma política de backup adequada para o seu negócio. Backup é a cópia de todo o sistema da empresa, e sua frequência pode ser diária ou até em intervalos de minutos, de acordo com o porte ou a necessidade da empresa. O backup pode ser feito em disco, que tem uma capacidade enorme de armazenamento, ou em tape, sendo esse o método mais seguro.
De acordo com Guilherme Curcio, sócio da Brasp, existe no mercado um tipo de equipamento de ponta que garante o armazenamento seguro das informações. É o “Storage”, um hardware que fica ligado a todos os servidores da empresa e armazena todos os seus dados, como um grande “condomínio”.
Assim, as informações deixam de ser guardadas no servidor e passam a ser arquivadas apenas no Storage, que tem possibilidade quase nula de pane. Seu backup pode ser feito manual ou automático, dependendo do modelo.
“A ligação do Storage com o servidor é toda redundante, em dobro, para não correr risco de perder contato. Além disso, ele manobra automaticamente o espaço destinado a cada servidor, permitindo assim um ótimo aproveitamento da sua capacidade”, ressalta.
POR MÔNICA MANSUR, ASSESSORA DE IMPRENSA – BRASP
Contato:
(27) 9865-0785
(27) 8178-5810