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A atuação da Meraki no mercado brasileiro

05/04/2012
Pouco mais de dois meses de ter anunciado a sua parceria comercial com a fabricante norte-americanaMeraki, fornecedora de soluções de redes sem fio baseadas em nuvem, a Allier, distribuidora de valor agregado, começa a mostrar os resultados da parceria, como a concretização dos primeiros acordos regionais, a negociação com 35 canais para a comercialização dos produtos da companhia no País e a finalização de três projetos de implantação das soluções Meraki. Por enquanto, a atuação da Meraki no mercado brasileiro tem se concentrado no Meraki Enterprise Cloud Controller – solução de WLAN desenvolvida em arquitetura 100% cloud computing. Um dos principais diferenciais da solução é que, ao invés de gerenciar as redes sem fio por meio de controladoras centralizadas (outro hardware que é necessário comprar e manter), as empresas gerenciam suas WLANs através do aplicativo hospedado em  nuvem. Com isso, gerenciar projetos distribuídos em múltiplos locais não necessita mais de WANs dedicadas, VPNs, ou controladoras adicionais. Os administradores podem utilizar recursos de gestão integrados ao Google Maps, obter relatórios detalhados sobre o uso de suas redes, estabelecer limites de banda por usuários ou grupos, e ainda definir políticas de tráfego, eliminando as dores de cabeça associadas à manutenção e atualizações de suas redes sem fio. A Allier escolheu a Meraki, pois, além de suas vantagens técnicas, a solução apresenta o TCO (Custo Total de Propriedade) 30% a 40% menor que os tradicionais fabricantes desse segmento. Para abrir este mercado, a Allier projetou um investimento aproximado de US$ 100 mil no primeiro ano da parceria. Além disso, a Meraki cresceu mais de 300% em 2011 e dobrou o número de funcionários, sendo também esse o ano em que implementou a maior rede sem fio no mundo gerenciada através de uma arquitetura Cloud Computing, no grupo Accor, onde foram comercializados mais de 10.000 pontos de acesso. “Estamos muito satisfeitos com o desenrolar de nossos projetos e de nossas parcerias, e acreditamos que este ano será importante para o crescimento da Allier com essa parceria”, afirmou Vladimir Alem, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Allier. Para dar mais gás ao projeto a distribuidora contratou Richard Fortes, que ficará a frente da gerência de produto e canais de Meraki. Segundo Fortes, “o volume de negócios em tão pouco tempo demonstrou que o aquecimento do mercado de redes sem fio é real e que o crescimento dos investimentos vêm para atender a demanda crescente por mobilidade nas empresas, e isso foi um dos motivos para eu vir a somar esforços ao time da Allier”. Entre os clientes conquistados no período está a canadense MBAC Fertilizantes, que a partir deste ano inicia no País a produção de superfosfato. Com escritório no Rio de Janeiro e uma unidade em Tocantins, a companhia utiliza a solução Meraki para gerenciar as redes sem fio das duas localidades. Outro cliente citado por Vladimir Alem foi a Rede Globo Nordeste, que durante o carnaval utilizou a solução da companhia para gerenciar os pontos de acesso instalados nos camarotes dos desfiles em Recife (PE). “Por fim, temos o tribunal de contas de um estado brasileiro – não podemos revelar ainda – que adotou a solução para gerenciar sua rede sem fio e está estendendo sua utilização”, afirma Alem. Novos recursos De acordo com Alem, as soluções oferecidas ao mercado brasileiro devem ir além do gerenciador. Recentemente, a Meraki complementou sua oferta de soluções de rede gerenciadas através da nuvem com a ampliação da sua linha de segurança unificada (UTM, do inglês Unified Threat Management) e o lançamento de switches gerenciados através dessa arquitetura. A empresa incrementou ainda seu sistema de segurança em redes sem fio com a melhora da capacidade de identificar riscos potenciais e garantir que os gestores das redes tomem ações proativas. A Meraki introduziu também o relatório automático para auditoria conforme as recomendações da norma internacional PCI em redes sem fio. Esse relatório verifica e faz uma comparação das características da rede, como regras de firewall e políticas de segurança, e apresenta um sumário contendo diretrizes de não conformidade para atender a essa regulamentação. “Estamos testando estas novas linhas de produtos em nossos laboratórios e é natural que, em breve, iniciemos também a oferta destes produtos ao mercado brasileiro”, afirma Alem. Isso deve ocorrer em paralelo à consolidação da rede de revendas no País. De acordo com Alem, já há 15 parceiros credenciados e o objetivo é consolidar 20 até o final deste ano. Em relação ao número de projetos, o objetivo da Allier é fechar o ano com 60 projetos implementados. Fonte: Nodalis Brasil

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