Um dos assuntos que tem ganhado destaque quando se fala em otimização dos datacenters é Convergência de TI. Gerentes de TI buscam novas formas de acelerar a entrega de aplicações e serviços de TI que, ao mesmo tempo, proporcionem mais agilidade, maximizem eficiência e, acima de tudo, reduzam custos. Com o surgimento das arquiteturas convergentes tais exigências do mercado começam a ser atendidas pela indústria de TI.
Essas arquiteturas convergentes nascem para atender a muitos dos desafios das áreas de TI em relação à integração de elementos fundamentais – como computação, storage, networking, gerenciamento e virtualização – em recursos unificados, que podem acelerar a entrega de aplicações e serviços de TI.
Na área específica de armazenamento – elemento chave para a convergência – a falta de integração com os demais mecanismos como, por exemplo, a virtualização, tende a dificultar o gerenciamento, limitar funções avançadas, como
thin provisioning e armazenamento em camadas, podendo ainda gerar perda de espaço, aumentar custos e adicionar complexidade ao processo. Neste sentido, uma solução de storage ágil, flexível, escalável e eficiente na utilização dos recursos é fundamental para o sucesso da solução.
No evento Dell Storage Forum, que aconteceu em Boston, nos EUA, em junho deste ano, a Dell tratou deste assunto e discutiu as tendências para o futuro do setor e um dos temas mais abordados foi sobre as Tecnologias de Convergência para datacenters.
Na prática, as empresas que adotam as arquiteturas de convergência buscam montar nuvens privadas de forma ágil, melhorar a utilização da infraestrutura, acelerar aplicações estratégicas e, por último, mas não menos importante, usá-la como parte principal da consolidação de seus datacenters com novos projetos de tecnologia.
Entre os resultados quase que imediatos que podem ser sentidos pelas empresas que já adotam a convergência estão o equilíbrio entre custos e desempenho, crescimento baseado nas necessidades do negócio, além de segurança e proteção dos dados, e resposta rápida a uma variada demanda de cargas de trabalho.
Dados da consultoria Gartner apontam que 30% dos datacenters do mundo devem incorporar Tecnologias para convergência no prazo de dois a três anos. Segundo a IDC, a infraestrutura de convergência e nuvem privada serão os principais focos de TI nos próximos dez anos.
O mercado oferece uma série de soluções convergentes. Algumas com foco em otimização de desempenho e outras que visam aumentar eficiência em infraestrutura. As soluções de armazenamento ganham papel fundamental em ambos os processos.
O investimento inicial para implantação de Tecnologias de Convergência pode parecer alto, mas as empresas que adotam este caminho terão um rápido retorno garantido. Para acelerar as transformações de TI, as organizações devem focar em soluções de convergência com os melhores componentes. E armazenamento de dados não é exceção.
Para atingir o potencial das soluções de convergência, empresas precisam estar certas de que seus datacenters entregam a combinação certa de agilidade, eficiência e performance para as suas necessidades atuais e, principalmente, que já estejam preparadas para as necessidades no futuro.
FONTE:
ITweb