Software open source de e-mail e colaboração será usado para virtualização de infraestrutura para ambiente cloud A VMware fechou um acordo com o Yahoo para adquirir toda a tecnologia e propriedade intelectual relacionada ao Zimbra. A companhia de virtualização planeja utilizar o software código aberto de e-mail e colaboração para o desenvolvimento de virtualização de infraestrutura para ambientes de computação em nuvem. Os termos financeiros não foram revelados. A aquisição de um provedor de e-mail era uma ação inesperada quando se pensa em VMware. O CTO da empresa Steve Herrod afirmou, entretanto, que o Zimbra se encaixa na estratégia da companhia em adicionar um layer de aplicação pronto para rodar em seu vCloud. “Com o Zimbra, passaremos a oferecer aos nossos parceiros um nível ainda mais elevado de capacidade em cloud; clientes poderão simplesmente usar a aplicação sem preocuparem-se sobre detalhes sobre como e onde ela está rodando”, afirmou Herrod, no blog da companhia. A estratégia da VMware em computação em nuvem começou com o vSphere que traz infraestrutura de storage e computacional, que é marcdo pelo simples ambiente de desenvolvimento Java adquirido pela companhia em agosto de 2009 por US$ 420 milhões da SpringSource. O Zimbra pode ser incluído com o restante das ferramentas para “entregar um portfólio mais integrado de computação, desenvolvimento de aplicação e serviço de nuvem”, avaliou Herrod. Além dos serviços de e-mail, calendário e colaboração, outros que podem fazer parte da home da VMware são serviços de impressão e gerenciamento de identificação. O software adquirido oferece a versão on-premise, bastante popular entre pequenas e médias empresas. O Zimbra também é vendido como serviço hospedado. Entre os clientes estão Comcast e NTT Communications. De forma geral, a tecnologia Zimbra possui mais de 55 milhões de contas de e-mail, de acordo com a companhia. O software também roda o Yahoo Mail e Calendar. Pelo acordo, o Yahoo teria o direito de continuar utilizando a tecnologia em seus serviços de comunicação. FONTE: InformationWeek EUA